Mitos e verdades sobre...Menstruação

Bom dia meninas!!
Hoje resolvi falar sobre menstruação!  Problema para algumas, alívio para outras e dúvidas para muita gente!
Quem nunca ouviu falar que depois da 1ª menstruação a mulher não cresce mais? Ou então nunca ouviu reclamação de uma mulher menstruada por conta de várias espinhas que saíram em seu rosto?
Vamos saber mais sobre essa visitinha desagradável que insiste em vir todo mês (Graças a Deus!! kkkk).


Nos dias em que a mulher está menstruada, ela deve evistar pisar descalça no chão frio. Mito ou verdade?
Verdade! Há uma baixa na resistência imunológica do organismo propiciando os resfriados. Além disso, o contato prolongado dos pés com a friagem pode causar cólicas.

A mulher não pode transar quando está menstruada. Mito ou verdade? 
Mito! Pode sim, mas quem tem que tomar certos cuidados é o homem pois a menstruação é composta de sangue e tecido menstrual descamado que pode conter bactérias e vírus (AIDS, Hepatite) e por isso recomenda-se sempre o uso de camisinha.

A menstruação favorece o aparecimento de espinhas! Mito ou verdade?
Verdade! A variação hormonal típica do ciclo menstrual costuma estimular o surgimento de acne em mulheres com pele oleosa. 

A mulher que menstrua mais tarde demora a entrar na menopausa? Mito ou verdade?
Verdade! Sim, é verdadeira a proposição, mas não se aplica no caso das fumantes. Segundo pesquisas, as que tiveram contato com a nicotina por anos a fio podem entrar na menopausa mais cedo do que as não fumantes, independente da idade. Mas é um mito dizer que com a chegada da menopausa acaba o desejo sexual da mulher.

Comer peixe quando está menstruada provoca um mau cheiro. Mito ou verdade?
Mito! Não existe nenhuma relação com alimentação o cheiro mais forte da menstruação ocorre das bactérias presentes que se forem em grande número podem levar a uma infecção local.

Atletas ou pessoas que malham muito menstruam pouco. Mito ou verdade?
Verdade! Uma das causas é a deficiência do hormônio estrogênio, provocado pela atividade física intensa. Outra razão seria porque parte dos hormônios necessários ao sangramento mensal se origina na gordura e mulheres esportistas possuem índices de gordura  baixos.

Bolsa de água quente ajuda a aliviar a dor. Mito ou verdade?Verdade! O tratamento térmico - tanto as bolsas quentes como as geladas - ajudam a aliviar a dor. Basta a mulher testar com qual se sente melhor.


O sangue da menstruação é sujo. Mito ou verdade?
Mito!O sangue da menstruação nada mais é do que o sangue normal do nosso corpo somado a restos do endométrio, que se descama nesta fase.

Menstruada, a mulher não engravida. Mito ou verdade?
Mito! A ovulação pode ocorrer a qualquer momento, inclusive durante a menstruação, particularmente em momentos de grande estresse ou emoção. Os métodos contraceptivos devem ser usados regularmente, incluindo a camisinha (que também previne contra doenças sexualmente transmissíveis).

O uso do sabonete íntimo é aconselhável durante esse período. Mito ou verdade?
Mito! É preciso ficar atenta ao sabonete íntimo, principalmente durante a menstruação. Algumas fórmulas comprometem a flora vaginal, devido à ação dos agentes bactericidas, e favorecem o surgimento de problemas como a candidíase. Os mais indicados são aqueles que apresentem pH neutro e, mesmo assim, apenas com orientação do seu médico.


Mulher menstruada não pode lavar o cabelo. Mito ou verdade?Mito! Você ocê pode lavar os cabelos sem medo. Ao contrário, devemos manter sempre a higiene pessoal em dia. Essa lenda é antiga, não faz sentido e deve ser eliminada do nosso cotidiano.


Cólica é uma doença. Mito ou verdade?
Mito! Não é doença, mas sim um sintoma comum da menstruação. Por isso, não possui cura, mas, sim, tratamento. 

O uso de anticoncepcional melhora a cólica. Mito ou verdade?Verdade! Algumas mulheres podem sentir melhora ou ausência de cólica durante a menstruação quando fazem o uso de anticoncepcional. A explicação, segundo o ginecologista, é a de que o medicamento reduz o fluxo de sangue da menstruação. Na verdade, produz uma falsa menstruação, o que os médicos chamam de “hemorragia de privação”. Menos sangue é igual a menos contrações e diminuição da dor.

Mulheres que já passaram por uma gestação sentem menos cólica. Mito ou verdade?
Verdade! O útero sofre modificações de tamanho durante a gestação. O fluxo de sangue e as contrações uterinas também sofrerão alterações e, por conseqüência, podem diminuir as cólicas. 
  
Depois da primeira menstruação, a menina para de crescer. Mito ou verdade?Depende. O corpo continua se desenvolvendo até aproximadamente os 16 anos de idade. Depois da primeira menstruação, a garota tende a crescer cerca de 6 cm, mas pode variar.


E aí meninas, gostaram do post? Eu confesso que me surpreendi com algumas respostas! E vocês?
Estou pensando em uma vez por semana fazer um post sobre mitos e verdades sobre diversos outros assuntos femininos, o que acham?
Beijos lindonas!!


21 comentários:

  1. Adorei o post, li tudinho!
    Bem que a mestruação não precisava existir ne?
    Ou ser nos homens kkkkkkkkkkk
    beijos

    ResponderExcluir
  2. INformações muito uteis. Adorei!
    BJins
    kell
    www.estampadeoncinha.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi minha quelida o que posso dizer é que não sofro mais deste mal. Hoje sou livre! Nem lembrava mais disso..kkkkkkkkkkk

    Ótima quinta
    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  4. Li tudinho...
    não tinha dúvidas.. ams gostei de saber tudinho!!

    beijinhus!!

    =*

    www.estilohilo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Meniiina, que coincidência esse teu post... esses probleminhas vieram pra mim hoje. Nem sei se fico feliz ou triste... hahaha!
    Beeeijo!

    www.blogmundoparalelo.com

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo post, muito bom! Cheio de informações úteis para aqueles dias.
    Bjo
    Lili
    http://peruasemacao.blogspot.com/
    @Peruas_em_Acao

    ResponderExcluir
  7. Oie tbm me surpriendi com algumas respostar. Eu não posso reclamar não tenho mtos problemas com a minha a não ser raiva ninguem pode falar comigo nesses dias.kkkk
    Beijos
    Aline

    comprasdemulheres.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Caroll, eu acho ótimo posts esclarecedores. A maioria das perguntas já conhecia a resposta. Agora no item após a gravidez as cólicas podem reduzir, depende. Minha mãe depois que me teve passou a ter mais cólicas do que quando era solteira.

    Já tive uma colega de trabalho que engravidou no 4º dia da menstruação.

    Big Beijos

    ResponderExcluir
  9. BOM EU JA PASSEI POR UMA GESTAÇÃO E SINTO MUITA COLICA MAIS DO QUE EU SENTIA ANTES......

    GOSTEI DO POST É MUITO INTERESSANTE SABER SOBRE A SAUDE DA MULHER.....


    BEIJOKAS FLOR

    http://sirlangela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. muito útil o post
    tem coisas q é muito bom saber e espalhar afinal muitas das histórias que gira em torno da menstruação vem do tempo das nossas avós e é bem difícil de tirar da cabeça das pessoas.

    www.batonsepaetes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Post bem esclarecedor. Também me surpreendi com algumas respostas.
    Gostei da ideia de ficar postando pelo menos uma vez por semana mitos e verdades de alguns assuntos relacionados ao nosso mundo feminino.

    http://mundofashionfemenino.blogspot.com/

    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Carol!
    Uma grande verdade que experimentei foi o uso do anticoncepcional na redução das cólicas. Parei de tomar pois mudamos de método e agora quase morro de cólicas. Quando tomava não sentia nada...:(
    Um beijo!

    http://zapatariabr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ah! Isso de andar no chão frio é vero, qd faço isso minha cólica sempre aumenta...
    Adorei o post!
    Tem mais um selinho p vc lá no blog!
    Bjoooks,
    Patty.
    http://patty-coisinhasetal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. É a pior época do mês hehehehe... Ai eu não gosto mesmo hahahaha...

    Estou seguindo, venha me fazer uma visitinha, se gostar segue tbm. Vou adorar! Bjãooooooooooo enorme!

    ResponderExcluir
  15. Eu adorei tirou todas as minhas duvidas, valeuuuu

    ResponderExcluir
  16. hahahah , tava procurando sobre isso e não achava em canto nenhum , mas suas perguntas e respostas sim me tiraram algumas dúvidas eu curtir muitíssimo gata !!! Valeu e até o próximo poster !

    todabela04.blogspot.com
    descubrasuavocacao28.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Parabens pelo post,sou homem quiz me intererar mais no assunto para entender melhor minha esposa...kkkk
    E tambem porque vou pedir uma barca de sushi,e ele sempre falava que nao podia comer peixe...
    Agora sei que isso é balela...
    Valeu obrigado...e parabens...
    Att
    Rodrigo....

    ResponderExcluir
  18. posso tomar limão quando estou menstruada?

    ResponderExcluir
  19. verdade posso tomar limão por favor respondam obrigada amei o post

    ResponderExcluir
  20. tudo ótimo.para essas experiências q passei a ter .para q eu possa ser mas compreensivo com as frágeis...mas se alguma de vcs mulheres q ler essa pergunta minha;por favor seje verdadeira pq vcs não tem nada a perde....eu tive uma relação com uma mulher mestruada. e ela disse q e o algi do tesao nesta fase.e ela me falou q a maioria das mulheres sente isto .mas ficam com vergonha dos homes nas relações por causa do sangue e acham nojento.mas o prazer e muito maior...e verdade ou e mentira senhoritas. as casadas talvez não sejem tao verdadeiras quanto as solteiras.pq já estão com um ritimo {hirarquiarizado}.,., mas as solteiras q confiam em alguns homes. assim como ela confio em mim e se largou ao total nas minhas mãos e eu fiz o total para botar ela nas nuvens chupando ate aquele caldo sem nojo nenhum. eu descobri por amigas dela q aquela foi a foda mas prazerosa da vida dela.pela força de prazer com a mestruaçao....tentei ser bem claro e verdadeiro.e me desculpe algo de mal q eu possa ter cometido...mas vou ficar aguardando respostas verdadeiras.se vcs sentem mas fogo com o todentrotofora com o caldinho de carne mal passada escorrendo na minha língua ou em outras q vcs não venhao a se traumatizar com o rancor.bjssss meu nome e PABLO BERCARIO SERPA.

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." (Michel de Montaigne)

*Comentários com conteúdo ofensivo ou divulgações de sorteios serão excluidos. Para isso, envie um email para contatobelleza@gmail.com. Os sorteios serão divulgados todo domingo aqui no blog!