A questão é...Obesidade.

Bom dia!!
Hoje o post não é programado. Na verdade ontem pensei em escrever outra coisa sobre beleza aqui hoje. Mas acordei com uma necessidade imensa de desabafar com vocês sobre um problema que muitas pessoas têm e poucas reconhecem.
A palavra Obesidade soa forte, né?! Quando escutava, imaginava aqueles obesos mórbidos, deitados na cama.
Há uns 2 meses venho fazendo um acompanhamento com uma endocrinologista.
Resolvi procurá-la depois de cansar de inventar desculpas por estar acima do peso.
Primeiro foi a gravidez, depois coloquei a culpa por não estar trabalhando, e por aí foi. Sempre queria arrumar uma desculpa por estar engordando, e nunca queria colocar a culpa em mim.
Falar sobre isso aqui no blog é muito difícil para mim, mas acho muito importante para muitas meninas que estão acima do peso e não "caiu a ficha" ou que estão acima do peso e fazem mil dietas mirabolantes como a Dieta da Sopa, Dieta da Carne, Dieta do Miojo...
Na minha primeira consulta médica, a Dra. Luciana foi muito dura comigo. Saí do consultório dela chorando e com vontade de me esconder de todos. Nunca ninguém tinha usado a palavra Obesidade para falar do meu excesso de peso. E nunca ninguém tinha dito que Obesidade, que agora era um problema meu, é uma doença que não tem cura, e sim controle. As palavras da médica foram como tapas na cara, que eu precisava tomar para acordar e perceber que o peso ideal não é aquele que as roupas que você tem no guarda-roupa,que você vai trocando conforme o peso aumenta, ainda cabem em você. O peso ideal não é aquele que você se sente bem. Temos um peso ideal de acordo com nossa altura, nossa idade.
No dia em que saí do consultório percebi o quão sério é o excesso de peso. Aprendi que obesos não são só aquelas pessoas que precisam fazer redução de estômago para emagrecer. São 3 graus de obesidade. Se você está uns quilos acima do peso, você já é um obeso de grau 1.
Eu, se esperasse mais um pouco, iria entrar no grau 2.
Chegou a um momento da minha vida, que só comprava vestido. Porque usava um número de manequim que para mim era inadimissível comprar. Não aceitava que estava usando aquele número, e ao invés de procurar ajuda médica, eu simplesmente ignorava a calça jeans, apenas para não usar um número que nunca imaginei que fosse ter que usar.
Sem contar que nas lojas convencionais você encontra números 38 e 40. Não sei se a falta dos números acima se deve ao fato de logo acabar por ser mais usado, ou se deve ao fato das lojas acharem que todas nós devemos ser magras e esbeltas como as modelos de passarela.
Isso tudo foi me incomodando, e quando saí do consultório senti uma coisa que estava precisando sentir. Senti vergonha. Vergonha por ter deixado isso acontecer comigo. Vergonha por quando perceber que estava engordando, evitar a balança para não ficar triste, ao invés de me pesar com freqüencia, a fim de controlar o meu peso.
Hoje, deixei a vergonha de lado para alertar as minhas leitoras e até leitores(têm homens no consultório da endocrinologista), sobre esse problema. Pois muitas vezes ouvi falar de obesidade, e nunca me incluia nesse grupo. Engano meu.
Acho que não preciso ficar citando os vários problemas que a obesidade traz, além dos muitos riscos à saúde. O assunto é muito falado na tv, e até aqui na internet.
No meu primeiro mês com a endocrinologista perdi 2,5kg. Parece pouco, mas para quem tem seu peso estacionado por 1 ano, perder 2,5kg é uma vitória e tanto.
As minhas calças jeans, voltaram a caber. Os meus shorts jeans também.
Não sei se perceberam, mas comecei até a postar fotos do meu look aqui no blog.
Preciso perder muitos quilos ainda, e a caminhada é longa.
A médica me explicou que o ínicio do tratamento é super fácil de perder, mas quanto mais perdemos, mais difícil se torna, e vai chegar a um momento que 300g vai ser uma vitória.
Esses 2,5kg perdidos no primeiro mês me fizeram sentir gosto pela dieta e vontade de vencer a balança!
Então galera, fica a dica! Está um pouquinho acima do peso?
-Ah, Carol, é só um pouquinho!
Procure um especialista mesmo assim.
Como diz o ditado, "De grão em grão, a galinha enche o papo".

16 comentários:

  1. Oi Caroll!!!

    Seu post de hoje é muito interessante e importante, pois tudo isso envolve também a saúde!!!
    Parabéns pelos resultados e tenho certeza que você vai conseguir tudo que deseja!!!

    Bjos e tenha um fim de semana maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Caroll,
    Parbéns por assumir o problema e lutar contra ele. Pode estar certa que a sua luta já foi vencida.
    Eu fiz quimioterapia e já durante a quimio comecei a engordar. Junte isto ao fato de que tomo anti-hormônio por causa do câncer, então depois de 1 ano eu estava com 9 kg a mais! Levei um susto, pois meu gineco me disse que mulheres que tomam o remédio que estou tomando, engordam muito! Eu tenho que tomar o tal remédio por 5 anos, se em 1 ano engordei 9 kg, imagine o tamanho que ficaria no fim do tratamento!
    Neste início de ano deixei de ter pena de mim, deixei de ser a Betty coitadinha que tinha tido câncer e que se achava no direito de comer uma caixa de bombons em uma sentada. Perdi meus 9 kg em 2,5 meses, mas estou engordando novamente, pois ganhei 3 kg no inverno. Sei que vai ser uma luta durante estes anos de tratamento, mas eu não vou engordar, e estou fechando a boca de novo!
    Vamos emagrecer juntas, estou com vc, pois para mim não existe o ditado da "gorda feliz", pois como eu digo "ou sou gorda, ou sou feliz".
    Bjkas e um final de semana maravilhoso para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  3. oooi flor, adorei o seu blog, super fofo, estou seguindo, se você poder seguir o meu é: http://viccastroo.blogspot.com/ , ele é novo, mais já está em um andamento muito bom. KK' Beijos e parabéns.

    http://viccastroo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá...nossa preciso perder 30kg...mas não perco nenhuma grama....parabéns por esses 2kg perdidos!!!

    beijão

    ResponderExcluir
  5. Ficou muito bom o post, essa coisa de peso não é brincadeira né.

    http://www.profanofeminino.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi obrigada por me seguir no novo blog
    ja estou te seguindo aki
    bjos

    brunaporelamesma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. parabéns pelo post flor .
    Sei bem o quanto é difícil estar acima do peso e tentar perdê-los sem ajuda. Até o início do ano estava com 18 kgs acima do meu peso , precisava urgente emagrecer , me sentia feia e muito incomodada com essa situação , pois sempre fui magra , mas desde minha segunda gravidez engordei muito e quando meu bebê nasceu só tinha eliminado alguns quilos (continuei gorda!)e sempre me dava desculpas para adiar a dieta . Até que me cansei de "lutar" sozinha e em vão e procurei uma endocrinologista - no início do ano - e desde lá já eliminei 13 quilos , ainda faltam 5 mas como sua médica disse , no início é fácil de perder mas depois o corpo vai se acostumando com a dieta e estaciona , pelo menos , com tudo que comi nesse inverno , eu não engordei , meu peso continua estacionado ( menos mal né). Mas pretendo recomeçar e fazer tudo certinho para eliminar o que ainda sobrou . Vamos juntas vencer essa luta , pois sabemos que não é fácil mas também não é impossível né . Estou torcendo por vc (nós) para atinjir(mos) seu(nosso) objetivo .
    Bjinhoss flor e força viu , vc é uma guerreira forte e vai vencer essa luta
    Parabéns pelo peso eliminado

    ResponderExcluir
  8. Estamos juntos nessa luta!!! vou segurar a boca juntinho. bjus

    ResponderExcluir
  9. Boa sorte ,que você consiga perder muitos kilinhos.Bjs
    www.roupasmaquiagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Carol, me idenfiquei muito com seu post, ontem decidi criar um blog para postar sobre o meu dia-a-dia na dieta para me ajudar a criar um compromisso comigo mesma, estou muito acima do peso, porem tenho ctz que dessa vez é pra valer, não da mais pra ficar nessa cituação se não logo estarei com mais de 100kg!!! pretendo posta sobre dieta e saúde para me incentivar.. espero poder contar com suas visitas e que possamos nos ajudar =)

    bjussss

    http://menos-30.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Carol!
    Adorei o post!
    Força nessa batalha, pq vms combinar que perder peso é uma luta né?
    Boa sorteeeee muitos quilinhos a menos p ti!!!
    Bjoooks,
    Patty.
    http://patty-coisinhasetal.blogspot.com/2011

    ResponderExcluir
  12. Flor, muito bom o post, força nesta luta viu! Você vai conseguir, pois toda mulher tem uma guerreira dentro de si beijocas!

    coisasdamulhermoderna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Carol força nessa longa jornada, libera essa guerreira de dentro de ti, bjinhs.
    http://lanna1000utilidades.blogspot.com
    @lannaconsultora

    ResponderExcluir
  14. olá carol, obrigada por retribuir a visita =) não acho que deva se sentir mal com relação a moda e o fato de estar acima do padrão, obvio que queremos emagrecer e obvio que só nós sabemos como o mundo é dificil para nós quando vamos comprar roupa principalmente, mas isso não é motivo para nos tirar o direito de querermos estar na moda, gordinha sim, mas desarrumada não, penso ja que estou assim, pelo menos que eu esteja sempre em dia!!! Se vc gosta de moda continue sim falando sobre isso e use isso como força pra vencer a balança! vai ver querida vamos conseguir =)

    bjussss

    http://menos-30.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Amiga o primeiro passo já está dado de muitos que virão ainda, você procurou o endócrio, e foi em busca do seu bem estar tanto na aparência como na saúde.
    O blog é um dos lugares que também incentivou essa mudança, postando os look e se animando para querer sempre melhorar mais e mais.
    Você é muito bonita, simpática e uma ótima blogueira e fico feliz por ter feito este post. Isso ajuda sim a muitas pessoas que precisam perder o índice de gordura mais mesmo assim não conseguem se auto ajudar.
    Olha vamos todas nós que acompanha seu blog procurar o melhor, mesmo para as magras que tem o habito alimentar pobre em vitaminas, proteínas e iniciar um habito saudável no dia –dia.
    Um beijãoo e vamos lá!

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." (Michel de Montaigne)

*Comentários com conteúdo ofensivo ou divulgações de sorteios serão excluidos. Para isso, envie um email para contatobelleza@gmail.com. Os sorteios serão divulgados todo domingo aqui no blog!